Nas festas de final de ano seja feliz e abuse com moderação e equilíbrio das guloseimas

As festas de final de ano estão aí. Nas tradicionais celebrações de Natal e Ano Novo as reuniões com familiares e amigos são marcadas com presentes e regadas de muita comida e bebida.

E será que é possível manter uma alimentação equilibrada? Os exageros à mesa são os verdadeiros vilões da saúde. É preciso muito cuidado para não exagerar e começar o ano com uns quilos a mais. São tantos pratos doces e salgados que se não houver um controle a dieta vai por água abaixo. 

Uma boa dica é evitar ficar em jejum por muito tempo, senão a ingestão de calorias à noite será maior. Por isso, antes de ir para a festa é ótimo tomar um iogurte ou comer uma fruta. Na hora da ceia de Réveillon lembrar de começar a comer primeiro as saladas, pois ajuda na saciedade, assim o consumo de pratos calóricos será menor. Além das comidas típicas, as frutas da data atraem fortuna e boa sorte, como a uva, figo, romã, ameixa e pêssego. As frutas secas igualmente são ótimas escolhas, porque são ricas em fibras, vitaminas e minerais, como as castanhas, amêndoas, nozes.

O ideal é dar preferência às aves, carnes de peru e chester, por serem mais magras. Evitar os petiscos como salgadinhos que são calóricos, bem como a salada de maionese e salpicão. Para quem não resiste à tentação, é só reduzir a porção.

Para o tradicional bacalhau é recomendado pouco azeite. Embora o azeite extravirgem seja bom para controlar os níveis de colesterol, em excesso pode atrapalhar o tão desejado equilíbrio.

É importante também controlar a quantidade de arroz, farofa, tortas salgadas e não exagerar nas bebidas alcoólicas. Os sucos de frutas naturais são sempre bem-vindos. Sem esquecer de beber água para hidratar o corpo. E dá para abusar um pouco da salada de frutas.

O famoso panetone precisa ser degustado com moderação, porque massa engorda. E após as festas, evitar ficar comendo o que sobrou da ceia, caso contrário o ponteiro da balança subirá.

Para os supersticiosos vale fazer as simpatias, pular as sete ondas, vestir roupa branca, comer lentilha e ao som das primeiras badaladas de 2018 comer 12 uvas mentalizando coisas boas para 2018 e guardar as sementes na carteira para ter dinheiro o ano inteiro. E o que se deseja sempre é muito sucesso, fartura, saúde, amor e vibrações positivas. 

Feliz Natal e um Ano Novo incrível para todos!

Leave a Comment





Bem vindo!
Envie via WhatsApp