Farinha Integral X Farinha Branca: Conheça mais sobre elas

A farinha branca faz parte da alimentação da maioria das pessoas, seja no preparo de pães, bolos, macarrão ou outros alimentos. Mas as versões integrais têm conquistado espaço, por serem mais saudáveis, ajudam no controle do colesterol, melhoram o funcionamento do intestino, ideais na perda de peso, pois são ricas em fibra e saciam a fome.

Mas, o teor de açúcar das massas integrais não é muito diferente das feitas de farinha de trigo refinada, a famosa farinha branca, no que diz respeito à glicemia. Em pessoas com diabetes, tanto o pão branco quanto o integral aumenta a glicemia sanguínea em 70 a 120 mg/dl.

A diferença entra a farinha branca e a integral é que a branca passa por um processo de refinamento e isso faz com que grande parte dos nutrientes seja eliminada. Já a farinha integral não passa por esse processamento, por isso é uma opção rica em vitaminas, proteínas, minerais e fibras.

Existem vários tipos de farinha integral, por exemplo, a Farinha de banana-verdeque contém grande quantidade de amido, um carboidrato que é digerido apenas no intestino delgado e não é transformado em glicose. Possui menos calorias e carboidratos e tem zero gordura. Como tem mais fibras que a banana madura, melhora o intestino e fortalece o sistema imunológico.

A principal vantagem farinha integral em relação à farinha branca é que ela mantém os nutrientes, como fibras e o ferro, que são perdidos durante o processamento da farinha de trigo comum. A farinha integral reduz o estoque de gordura abdominal e ajuda a evitar problemas cardíacos.

É uma delícia em iogurtes, saladas, em sucos e vitaminas. A dica é consumir, no máximo, três colheres de sopa diariamente e beber muita água para ajudar na absorção.

Porém, se consumidas em excesso podem engordar, já que o teor de açúcar presente nelas não é tão diferente do encontrado na farinha branca. Por isso, elas não são substitutas ideais para quem sofre de diabetes.

Algumas versões da farinha integral possuem glúten, como a farinha de trigo e de soja, outras são livres dessa substância. Para os quem tem intolerância ao glúten são indicadas, as farinhas integrais de coco e de arroz. É fundamental conferir a embalagem antes de consumir qualquer tipo de farinha.

O recomendado é consultar um nutricionista para uma dieta saudável.

Leave a Comment





Bem vindo!
Envie via WhatsApp