Obesidade atinge adultos e crianças, por isso é necessário focar em prevenção

A obesidade no Brasil dá sinais de estagnação, mas os números ainda estão longe do ideal. Segundo a pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, há três anos, 53% da população estava acima do peso. No dado mais recente o índice é de 54%.

A obesidade no país teve um aumento de 60% nos últimos dez anos. Segundo apontou a pesquisa, uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso e, devido a isso, houve um incremento de doenças, como o diabetes e hipertensão arterial.

Hoje, os hábitos dos brasileiros mudaram, consomem menos refrigerantes e bebidas adoçadas que na última década e pratica um pouco mais exercícios físicos. Em 2007, 30,9% dos moradores das capitais faziam uso regular desses produtos, agora a taxa é de 14,6%, mas o consumo ainda está alto no país. Na faixa entre 18 e 24 anos, 22,8% consomem esses produtos regularmente e em 11 anos a obesidade dessa faixa etária chegou a 9%.

Quanto mais cedo os jovens ficam acima do peso, maior o risco de contraírem doenças. Para se ter uma ideia, o sistema de saúde deve gastar cerca de R$ 16,9 bilhões por ano com tratamentos de problemas relacionados à obesidade, como asma, hérnia de disco e distúrbios cardiovasculares.

As novas gerações estão rodeadas de tecnologia o tempo todo com o uso do celular, vídeo game e computador e muitos consomem alimentos industrializados, que contêm altas concentrações de açúcares, sal e gordura, esses são os principais motivos para ganharem peso, além do sedentarismo e de não se exercitarem.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, 11,3 milhões de crianças no país estarão com excesso de peso.

 Hipertensão arterial, colesterol e triglicerídeos elevados, resistência à insulina (que pode evoluir para o diabetes tipo 2), problemas cardiovasculares e até mesmo apneia de sono são alguns dos problemas que crianças e adolescentes enfrentam.

A família também deve estar atenta para os aspectos psicológicos da obesidade infantil. Segundo os especialistas, crianças e adolescentes podem sofrer bullying devido ao excesso de peso. Isso afeta a socialização da criança e pode levar a um quadro de depressão.

Tratar a obesidade não apenas uma questão estética, é um problema de saúde. A dica para quem costuma fazer refeições fora de casa é optar por restaurantes que ofereçam comida por quilo, porque a oferta de verduras, legumes e saladas é bem maior.

A comida balanceada contribui para o corpo e a mente saudáveis!

Leave a Comment





Bem vindo!
Envie via WhatsApp