O Poder da Neuroacústica para tratar doenças

As músicas mexem com as emoções das pessoas, sejam em um casamento, numa formatura ou em qualquer outra ocasião, lá está a música. Existem até estudos que apontam que ouvir música pode reduzir dores crônicas, atenuar a depressão, estimular o desenvolvimento da inteligência, garantir a melhoria da saúde mental e aumentar a atividade do sistema imunológico.

E não são apenas os sentimentos que são tocados pelos sons, as experiências sensitivas também. O ritmo tem o poder de mudar batimentos cardíacos, pressão sanguínea, pressão arterial e a velocidade do metabolismo. A música contribui ainda na produção da endorfina, considerado o hormônio do prazer e a serotonina, que tem a função de regulação do sono e do apetite.

Por isso, a Neuroacústica, um método de estimulação através de frequências sonoras, vem fazendo bastante sucesso, sendo utilizada nos tratamentos de algumas doenças, como Parkinson, bursite, apneia do sono, nareversão de coma de Estado Minimamente Consciente (MMC), no alívio de sintomas físicos como hipertensão, hiperatividade, estresse, entre outros.

A proposta da Neuroacústica,por meio da estimulação auditiva, é demonstrar como pode ser utilizado os resultados na ciência da saúde, em especial os da saúde mental, em favor da potencialização dos talentos, da criatividade, da construção lógica do raciocínio, do incentivo à sociabilidade e nas relações interpessoais.

Neuroacústica não se limita ao conjunto de áudios de relaxamento, nem tão pouco de energização para estados de disposição. O conteúdo gravado nos áudios é composto por duas camadas sonoras, onde uma contém estímulos que podem ser alternados ou transientes, enquanto que a outra é preenchida por música incidental tridimensional. O resultado é uma composição de estímulos que podem ser captados de forma independente pelas orelhas esquerda e direita, através da música em 3D.

Música é tudo de bom. Estudos indicam que quem estuda música consegue expressar melhor as suas emoções, reconhece o estado emocional de outras pessoas com mais sensibilidade, por exemplo, pelo tom de voz.

Conhecer a Neuroacústica contribui para uma vida mais saudável.

Leave a Comment





Bem vindo!
Envie via WhatsApp