Cuidados redobrados com a alimentação no inverno

Com o frio chegando bate aquele fome e dá até vontade de ficar embaixo das cobertas assistindo um filme.

No inverno há um aumento da necessidade calórica para manter a temperatura do corpo e aumentar a resistência do organismo. Mas, muito cuidado com os atrativos gastronômicos, como massas, doces, chocolates, fondues, bebidas quentes e outras guloseimas típicas do cardápio da estação.

O inverno parece mesmo ser um convite à gula e ao sedentarismo, porém o que muitos não se dão conta é que os exageros na alimentação podem resultar no ganho de peso.

Por isso, é importante manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, saladas, grãos, entre outros alimentos, e evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas, um passo importante para não sobrecarregar os rins, fígado, intestino e estômago.

O excesso de produtos industrializados, gorduras, farinha branca, sal e açúcar tornam o pH do corpo ácido. A longo prazo, isso faz com que ele fique mais suscetível a doenças degenerativas ou crônicas.

Daí ser fundamental manter uma dieta alcalina, com pH próximo ao sanguíneo, ou seja, de 7,3 aproximadamente. Ao diminuir a acidez do corpo, melhora a retenção de líquidos, o sistema imunológico, a absorção de vitaminas e minerais.

Os alimentos que contribuem para esse quadro são: maçã, melão, couve, batata-doce, brócolis, espinafre, pepino, gengibre, arroz integral, cenoura, hortelã, etc.

Nesta estação é importante beber bastante líquido, por exemplo, água de coco, sucos de frutas. Outra dica é consumir chás quentes, que ajudam a manter a forma. Além de sopas saudáveis, sem acrescentar carnes gordurosas.

O essencial é associar atividades físicas ao consumo de alimentos saudáveis, com baixas calorias que podem contribuir para a saúde.

É sempre bom consultar um nutricionista para uma dieta mais saudável. 

Leave a Comment





Bem vindo!
Envie via WhatsApp