Conheça a importância do Magnésio para o organismo

O Magnésio é um mineral essencial para a saúde, participa de mais de 300 reações importantes no nosso corpo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está entre os países com maior carência de magnésio.

Infelizmente, o solo brasileiro é carente de magnésio e por isso muitos alimentos que seriam fontes poderosas desse mineral acabam tendo quantidades mais baixas.

O magnésio é essencial para a formação dos ossos, dentes e tecidos, desempenhando um papel importante no funcionamento dos músculos e do sistema nervoso, no batimento cardíaco, no sistema imunitário e na cognição. Ajuda também na regulação dos níveis de açúcar no sangue, auxiliando no metabolismo da glicose e da pressão arterial. Diminui a atividade dos radicais livres, ajuda a limpar as artérias, diminui os problemas de hipertensão, etc.

É considerado amigo do coração, porque é um bloqueador de cálcio, o excesso de cálcio pode causar arritmia cardíaca, então ele é um potente anti-arrítmico, por isso pode-se fazer o uso dele diariamente para que as pessoas não sintam mais as palpitações. É analgesico.

Para quem tem insônia é ideal tomar o magnésio à noite, porque ele ajuda a regular o sono e a liberar a melatonina.

A carência deste mineral pode causar perda de apetite, tontura, tremores, convulsões, câimbras, doenças do coração, colesterol alto, náuseas e vômitos, diarreia, fadiga e fraqueza, alterações de humor, falta de concentração e de memória, ressecamento de pele, tensão pré-menstrual, entre outros sintomas.

O magnésio pode ser encontrado nos seguintes alimentos: acelga, espinafre, feijão verde, couve, quiabo, batata, beterraba, abacate, banana, uva, figo, cereais integrais, sementes de abóbora, girassol, gergelim, castanha, amêndoa, amendoim, frutos secos, chocolate amargo, etc.

A indicação do consumo diário de magnésio é entre os 300 e 350mg por dia para os homens e 280mg para as mulheres. A ingestão é mediante suplementos e alimentação, mas deve ser prescrito por um médico.

Leave a Comment





Bem vindo!
Envie via WhatsApp