A Páscoa está chegando e o chocolate é um poderoso antioxidante, protege o coração, a pele e traz vários outros benefícios à saúde

No dia 26 de março é celebrado o Dia do Cacau no Brasil e estamos na véspera da Páscoa, então está liberada a temporada de chocolates, mas claro, com moderação.

Na Páscoa, fileiras de ovos de chocolate se multiplicam nos supermercados e padarias e o chocolate consta da lista de vários alimentos que, pelas suas propriedades, protege contra o envelhecimento precoce e de muitas doenças.

Nutritivo e saudável, essa delícia na versão amarga estimula o funcionamento do cérebro, diminui infartos e derrames, contribui para a diminuição do colesterol ruim e da pressão arterial, dá sensação de bem-estar e é um ótimo aliado em tratamentos e beleza da pele.

Os chocolates amargo ou meio amargo também ajudam a emagrecer, porque alguns antioxidantes presentes no doce interferem na produção do hormônio leptina, que regula a saciedade e, como consequência, as pessoas perdem peso.

Outro poderoso antioxidante é o polifenol, encontrado em abundância no chocolate amargo. Esse composto é eficaz no combate à hipertensão, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Esses benefícios acontecem, porque o chocolate amargo possui boas quantidades de pó de amêndoa de cacau que é rico em flavonóides, uma substância que age como antioxidante, ou seja, combate os radicais livres presentes no organismo, que além de combater o envelhecimento das células, proporciona todos esses pontos positivos à saúde. 

O curioso é que na elaboração do chocolate é retirada a amêndoa que fica dentro do cacau. Após alguns procedimentos, é extraída uma gordura dessa amêndoa, a manteiga de cacau, que possui gorduras boas, as poli-insaturadas que protegem o organismo, o restante da amêndoa é moído.

Porém, muitos fabricantes de chocolate passaram a substituir a manteiga de cacau por gorduras hidrogenadas, adicionaram mais açúcar, o leite e a receita perdeu muito do pó de cacau que ficou mais escasso. Daí a guloseima perder muito dos aspectos saudáveis.

Embora o chocolate tenha propriedades benéficas à saúde, vitaminas e minerais importantes para o corpo como manganês, zinco, potássio, magnésio, cobre e componentes antioxidantes, se consumido em excesso pode levar à diarreia, enjoo, alergia e até intoxicação, além do aumento do colesterol, a elevação dos índices de glicemia e prejudicar a pele, como no caso do aparecimento das espinhas.

É importante saber escolher o tipo de chocolate mais saudável. O com maior teor de cacau de 63% a 72% é o chocolate amargo e por isso mesmo o mais indicado ao consumo. O chocolate ao leite possui de 36% a 46% de cacau, o meio amargo também muito indicado tem de 52% a 62% de cacau e o chocolate puro tem 100% de cacau e é isento de açúcar e outros aditivos. O chocolate branco não é muito recomendado por não possuir cacau e apresentar muita gordura e açúcar.

A cada 100 gramas de chocolate consumidas, o organismo consegue absorver 100 miligramas de magnésio, quantidade suficiente para melhorar o humor das pessoas.

O ideal é fazer uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas e consumir 13 gramas de chocolate amargo ou meio amargo por dia, mais ou menos dois quadradinhos de uma barra de chocolate.

Dá para curtir a Páscoa comendo os chocolates na medida certa. Assim, a sua saúde agradece.

Leave a Comment





Bem vindo!
Envie via WhatsApp