Plantas Alimentícias Não Convencionais

Parece mato, mas é saúde plantada no quintal

Conheça as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)

Cada vez mais as pessoas estão se interessando pela proximidade com a Natureza, seja para o lazer, seja para a Gastronomia, o que tem aumentado também a pesquisa e consequentes informações a respeito dos encantos brotados da terra, nem sempre valorizados conforme seu potencial de benefícios.

É o caso das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), de alto teor nutricional para a dieta humana, porém muitas vezes e, desavisadamente, tidas como mato ou erva daninha.

A falta de costume, o pouco esclarecimento sobre o assunto e um longo tempo da história com foco no consumo voltado para o industrializado, considerado mais prático, porém sem foco no desserviço prestado à Saúde, distraíram nossa atenção do fundo do quintal, onde muitas vezes estão as PANC apresentadas em folhagens e flores, como o jambu,  ora-pró-nobis, assa-peixe, folha de begônia, flor de ipê, bertalha, taioba, peixinho, caxi e até o hibisco.  

Além do sabor e do valor nutricional, pontos que interessam para profissionais da gastronomia e para os consumidores em geral, as hortaliças não convencionais são espécies rústicas e bem adaptadas, pouco exigentes de cuidados e, por isso, boa opção de cultivo, até urbano, desde que em áreas de solo e águas saudáveis.

Para se assegurar, consulte um profissional habilitado em produtos orgânicos, pois há as PANC que podem ser consumidas cruas, outras, somente após cozimento. Com a expansão deste conhecimento, a fome poderá ser extinta do planeta. Pense nisso. Vamos aprofundar mais este assunto noutros artigos.


Leave a Comment





Bem vindo!
Envie via WhatsApp