Aposte numa vida mais saudável!

Para se ter uma vida mais produtiva é fundamental adquirir hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente, de preferência ao ar livre, que além de favorecer a circulação sanguínea, evita doenças cardiovasculares, ter uma alimentação balanceada, rica em cálcio, proteínas e vitamina D, além de outras vitaminas e minerais. Os bons hábitos quando adotados ajudam a manter o equilíbrio físico, mental e emocional, essenciais para uma boa qualidade de vida.

A suplementação nutricional é uma alternativa para atender as necessidades nutricionais a partir dos 50 anos, quando o organismo passa por mudanças físicas e nutricionais. Estima-se que a partir dos 40 anos ocorra perda de massa muscular e por volta dos 50, 60 anos, o início da perda óssea. Daí a importância de dar mais atenção à nutrição e suplementação nutricional. Os ossos protegem os órgãos internos e armazenam 99% do cálcio do organismo.

É importante também a vitamina D, que age como um hormônio na regulação do cálcio dos ossos. Para o organismo fabricar a vitamina D é recomendado a exposição solar antes das 10 horas e depois das 16 horas, períodos em que há menor radiação UVB, que provoca queimaduras na pele.

Segundo dados de um estudo britânico, as pessoas que apresentam bons níveis de vitamina D no sangue têm até 40% menos chances de desenvolver câncer de cólon.

Além disso, é importante ter uma boa noite de sono, pois permite ao corpo repor nutrientes, se recuperar do dia e se preparar para o seguinte. O lazer ajuda a reduzir o estresse e o recomendado é cultivar amizades, pois a convivência com pessoas queridas traz grandes benefícios. Uma pesquisa da Universidade Brigham Young, em Utha, nos EUA, apontou que quem vive rodeado de amigos e vizinhos pode viver até 50% mais do que alguém que vive sozinho.

É importante uma avaliação personalizada com um médico, para ver como está a sua saúde.

Leave a Comment





Bem vindo!
Envie via WhatsApp