Leites Vegetais são ideais para quem sofre com intolerância à lactose

O consumo de leites vegetais ao invés dos de origem animal está cada vez mais comum, principalmente por aqueles que sofrem de alergia ao leite de vaca, intolerância à lactose ou até mesmo os que seguem uma dieta vegana.

A proteína do leite de vaca e a lactose dificultam a digestão, já as bebidas vegetais são ricas em fibras, que auxiliam o funcionamento do intestino e combatem a prisão de ventre, são livres de colesterol e o baixo índice glicêmico evita os picos de glicose e o desenvolvimento da diabetes tipo 2. Além disso, promovem maior saciedade, beneficiando a perda de peso.

Os leites vegetais são produzidos por meio de um ingrediente vegetal, sejam grãos, cereais ou qualquer outra variedade de oleaginosas e água.

 Benefícios dos leites vegetais para a saúde:

Leite de soja: possui fósforo, magnésio, ferro, cálcio, cobre, diversos aminoácidos essenciais, e doze vezes mais proteína do que o leite de vaca. Esse leite é ótimo para as mulheres, pois ajuda em casos de tensão pré-menstrual, graças às isoflavonas.

Leite de Amêndoas: contém magnésio e cálcio, fundamentais para a saúde dos ossos. Possui arginina, aminoácido que dilata os vasos e melhora a circulação sanguínea, o que ajuda no combate a celulite e garante mais oxigênio e nutrientes nos músculos, fortalecendo o desempenho físico no treino.

Leite de Aveia: é rico em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e fibras, que facilitam o fluxo intestinal. Mas, não deve ser consumido por quem tem intolerância ao glúten. É excelente para quem quer perder peso, pois seu alto teor de fibras fortalece o sistema digestivo e oferece uma sensação de saciedade.

Leite de Arroz: é um poderoso desintoxicante. Têm proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia. É ideal também para quem quer controlar o peso, já que tem menos calorias do que o leite de soja e o de amêndoas.

Leite de Coco: é feito a partir da polpa do coco combinado com água. Rico em gordura boa, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Embora, seja mais calórico que outros leites, ele também é um regulador da saciedade, o que permite que a pessoa coma menos.

Leite de Castanhas: é rico em um tipo de aminoácido que estimula a produção do hormônio de crescimento. Esse tipo de leite não deve ser consumido por quem possui alergias a castanha-de-caju, amendoins e outras oleaginosas.

Leite de Nozes: previne doenças cardiovasculares e diabetes; rico em vitamina E, ácidos graxos ômega 3 e 6, polifenóis e oligoelementos, selênio, cobre, zinco e magnésio.

Existem outros leites vegetais, como de avelã, girassol, pistache, etc.

Portanto, o leite de vaca é o mais consumido no mundo todo, mas a ciência já mostrou que a lactose (açúcar do leite) pode prejudicar a saúde, causando má digestão, mal-estar, mucosidades ou intolerância à lactose.

O ideal é conversar com um nutricionista, que pode orientar melhor.

Leave a Comment





Bem vindo!
Envie via WhatsApp